quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

 O site  http://idmed.uol.com.br/ nos dá dicas sobre picadas de insetos.

Picadas de insetos, micose, acne, brotoeja e bicho-geográfico: aprenda a lidar com as doenças dermatológicas comuns no verão
Escrito por Dr. Adriano Almeida




Por que não é recomendado utilizar maquiagem e perfume na praia ou na piscina?

R- Pelo fato da interação do sol com determinados cosméticos poder promover irritações e até queimaduras na pele.

Como prevenir os inchaços provocados por picadas de insetos?

R- Os inchaços podem ser prevenidos primeiramente evitando-se a exposição com os insetos através de repelentes e roupas longas. Se isso não ocorrer, os inchaços ou edemas podem ser evitados com o uso de cremes ou loções cremosas com ação anti-inflamatória; uma opção são os corticoides tópicos.

Como prevenir problemas de pele como micoses em vestiários?

R- A micose pode ser prevenida não se usando vestiário de terceiros e até as toalhas que não forem devidamente lavadas podem transmiti-la. O chão pode estar contaminado, por isso não se deve andar descalço. As vestimentas de uso aquático como biquínis e sungas devem ser retiradas após sair da água e não se deve permanecer com estes por horas no corpo.

Queimaduras de praia são de primeiro ou segundo grau? Como evitar e remediar o problema? Como aliviar a dor?

R- Depende da intensidade. Se promover apenas um eritema, vermelhidão, é de primeiro grau. Se ela promover bolhas, é de segundo grau. Evitar expor-se ao sol das 10 às 16h. Usar roupas que cubram as áreas expostas, sempre leves para evitar transpiração excessiva e desidratação. Usar protetor solar a cada 2 horas e após sair da água. As dores da queimadura solar podem ser aliviadas com água fria. Algumas medicações como a sulfadiazina de prata e a calamina também auxiliam na promoção desse efeito.

O que é acne solar?

R- É a acne que surge após a exposição solar e suas lesões são semelhantes às da acne vulgar, porém pode atingir tronco e não só face, como é mais comum na primeira. Seu tratamento é semelhante ao da acne vulgar.

O que é a fitofotodermatose? As manchas somem com o tempo?

R- A fitofotodermatose é uma queimadura por contato com plantas ou fruta como limão seguida de exposição solar. As fitofotodermatoses têm tamanhos irregulares dependendo da área acometida e geralmente acometem membros e abdome. Podem ou não clarear com o passar do tempo. Existem vários tratamentos para melhorar o aspecto dessas manchas e até desaparecer com elas. Dentre eles temos o peeling, crioterapia, laser, cosméticos e outros. O melhor momento para se tratar é durante o inverno, pois nessa estação podemos lançar mão de produtos não indicados no verão.

A fotoproteção, com uso de filtros solares e chapéus, é uma medida que contribui para uma melhor conservação e prevenção das doenças da pele. Também devemos evitar exposição solar entre as 10 horas da manhã e as 16 horas.

R- É sempre bom buscar orientação de um dermatologista ao aparecimento de sinais ou sintomas, pois a cura poderá ser obtida de forma mais rápida.

O que é a micose de virilha? O que causa e como tratar?

R- É uma infecção causada por fungos. Na maioria das vezes tem aspecto avermelhado ou nacarado, esbranquiçado. Pode também ter coloração marrom, esverdeada ou enegrecida. Os fungos são micro-organismos que colonizam nossa pele e que a qualquer momento podem superar nosso mecanismo de defesa e promover uma “micose”. Os sintomas são eritema, descamação, odor, dor local e fissuras. O tratamento pode ser tópico com uso de imidazólicos ou antifúngicos orais.

O que é a ptiríase versicolor?

R- A ptiríase versicolor é também vulgarmente chamada de pano branco. São lesões causadas por propagação de fungos na pele que geram manchas não só claras, como também escuras.

O que é o bicho-geográfico? Como evitá-lo e como tratar?

R- A larva migrans cutânea, ou bicho-geográfico, ou bicho-de-praia, é causada por um parasita e acomete o homem após a eliminação de ovos em areia ou na terra através das fezes de cães e gatos. A partir daí se tornam larvas e penetram na pele do ser humano. Para evitar seu contágio, é necessário fazer uso de sapatos e não entrar em contato com terra contaminada.

Por que algumas pessoas têm brotoejas nos dias de calor?

A miliária rubra (brotoeja) é causada pela obstrução intraepidérmica dos ductos écrinos. As lesões são pápulas, vesículas ou pústulas eritematosas medindo de 1 a 3 milímetros. Afeta principalmente a face, o pescoço e o tronco. Às vezes pode evoluir para lesões com pus mais predominantes no tronco e nas extremidades. A causa precisa é desconhecida. O tratamento envolve emolientes leves e corticoides tópicos. Manter o ambiente fresco também contribui para o alívio do quadro.

Dr. Adriano Almeida é especializado em dermatologia, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, pós-graduado em medicina estética e professor da pós-graduação da Fundação Pele Saudável. CRM 119415

Nenhum comentário:

Postar um comentário